21/jan - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Mundial da Religião é comemorado anualmente em 21 de Janeiro.

A data foi criada em dezembro de 1949 através de uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, uma religião fundada pelo líder Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia e tem como objetivo promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade.

A ideia é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, evitando a intolerância religiosa já que as questões religiosas sempre foram motivo para as piores guerras e conflitos que a humanidade já presenciou.

No Brasil, neste mesmo dia, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, em alusão a morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá (BA). A data rememora o dia do falecimento da Iyalorixá Mãe Gilda, vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana. A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo, sua casa atacada. Mãe Gilda e o marido foram perseguidos, sofreram várias agressões físicas e verbais, e depredações dentro do espaço religioso. Após o ocorrido, ela faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, vítima de infarto.

A Constituição Brasileira, em seu Artigo V, Inciso VI, preconiza que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. Apesar das incessantes lutas pelo direito à liberdade religiosa e a garantia de direitos constitucionais, a desinformação, o preconceito, a discriminação, e a intolerância continuam sendo os principais motivos de desrespeito às religiões.


Print  

IDIOMA / LANGUAGE