A justiça social é um conceito fundamental que busca garantir a equidade e a igualdade de oportunidades para todos os indivíduos, independentemente de sua origem, raça, gênero ou condição socioeconômica.
A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 20 de fevereiro como o Dia Mundial da Justiça Social, em razão da importância do tema na obtenção e manutenção da paz e da segurança dentro e entre as nações.
Todos têm direito a uma vida digna, com acesso a recursos essenciais como educação, saúde, trabalho e habitação. Combater as desigualdades é tanto o fundamento quanto o objetivo da Justiça Social, cuja promoção é uma responsabilidade coletiva que envolve governos, instituições e a sociedade civil, todos trabalhando em conjunto para criar um ambiente mais justo e inclusivo.
No Brasil, a Justiça do Trabalho desempenha um papel relevante nesse contexto, atuando como um instrumento de proteção dos direitos dos trabalhadores e promovendo condições de trabalho justas. Por meio de suas decisões, a Justiça do Trabalho não apenas assegura o cumprimento das leis trabalhistas, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais equitativa, na qual o trabalho decente e seguro se apresenta como cerne na luta contra as desigualdades observadas nas relações de trabalho.
O TRT da 15ª Região tem norteado suas ações nas metas específicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, como o ODS 1 - Erradicação da pobreza, o ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico e o ODS 10 - Redução das desigualdades. Suas ações incluem preservação ambiental, combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e à corrupção, promoção da equidade de gênero, direito das pessoas com deficiência, enfrentamento à violência, ao assédio e à discriminação.