Luiz Edgard Montaury Pimenta é advogado, Agente da Propriedade Industrial e sócio sênior do escritório. Com mais de 30 anos de experiência no campo da Propriedade Intelectual, lidera a equipe de Contencioso Judicial do escritório. Atualmente é vice-presidente da associação internacional The Global Network of National IP Practitioners Associations (GNIPA), membro do conselho diretivo da GLIPA (Global IP Alliance), membro do Grupo de Trabalho de Qualidade do SACEPO (Comitê Executivo do Escritório de Patentes Europeu - EPO) e foi presidente da ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual) nos biênios 2018-2019 / 2020-2021.
Luiz é membro da AASP (Associação dos Advogados de SP), membro da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), membro da FICPI ( International Federation of Intellectual Property Attorneys), membro da CEPTIT - Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica da seccional da OAB/RJ, integrante da força-tarefa de Propriedade Intelectual da AMCHAM Brasil e atua como árbitro nos centros de resolução de disputas de nomes de domínio da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), NAF (National Arbitration Forum) e ABPI e, como tal, tem sido responsável por várias decisões envolvendo casos importantes.
Reconhecido pelos maiores rankings nacionais e internacionais, é palestrante ativo em eventos sobre PI no Brasil, EUA, América Latina e Europa e é autor de inúmeras publicações em sua área de especialização. Em 2021, a Escola de magistratura do estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em reconhecimento aos relevantes serviços que Luiz vem prestando à cultura jurídica, na área de PI, lhe concedeu a MEDALHA DE MÉRITO DA EMERJ.
Áreas de Atuação
Contencioso Judicial, Litígios de Patentes, Litígios de Marcas, Concorrência Desleal, Litígios de Software, Litígios de Direito Autoral, Litígios de Life Science, Trade Dress, Marcas, Disputas de Nome de Domínio, Direito da Moda, Direito da Publicidade, Repressão à Pirataria..
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol .
Eduardo Machado é sócio sênior do escritório e lidera a equipe de marcas. Especialista em desenvolvimento estratégico, manutenção e aplicação de portfólios de marcas para uma ampla gama de clientes em diversos setores.
Participa ativamente de associações internacionais de PI, como a International Trademark Association, MARQUES e a Associação Alemã de Proteção da Propriedade Intelectual, promovendo a troca de experiências e melhorando a capacidade de compreender a dinâmica do ambiente de negócios global.
Eduardo Machado também atua como árbitro nos centros de resolução de disputas de nomes de domínio da OMPI e da NAF e, como tal, tem sido responsável por várias decisões envolvendo casos importantes.
Áreas de Atuação
Marcas, Licenciamento, Contratos de Franquia, Direitos Autorais e Software, Disputas de Nome de Domínio, Gerenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual.
Idiomas
Português, Inglês, Alemão .
Roberto P. Vieira de Mello é um dos fundadores do Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello e lidera a equipe de patentes do escritório. Formou-se pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro e é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Rio de Janeiro desde 1975, sendo também registrado como Agente de Propriedade Industrial.
Roberto tem extensa prática em patentes, marcas, contratos e litígios, assessorando seus clientes nacionais e internacionais em todo o espectro de questões de PI, desde licenciamento a questões contenciosas, bem como serviços de obtenção de registros e acompanhamento de processos, além da coordenação de questões de PI em diferentes jurisdições ao redor do mundo.
Atuou como diretor e membro de comitês em diversas associações nacionais e internacionais, notadamente a Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), a Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (ASIPI) e a International Trademark Association (INTA). É autor de diversos artigos jurídicos e realiza regularmente palestras em congressos e seminários no Brasil e no exterior.
Áreas de Atuação
Patentes, Modelos de Utilidade, Desenhos Industriais, Litígios de Patentes, Freedom to Operate (FTO), Gerenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual.
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol, Francês .
Ricardo Vieira de Mello é sócio sênior do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello – Advogados e lidera o escritório de São Paulo.
Ricardo foi vice-presidente da ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual nos biênios 2000/2001 e 2002/2003, sendo atualmente, Membro de Honra Vitalício do seu Conselho Diretor. Foi também Presidente da ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial no biênio 2000/2001, sendo atualmente, além de Conselheiro Honorário, Diretor de Relações Institucionais. Foi vice-presidente da ASPI (Associação Paulista da Propriedade Intelectual), sendo atualmente, membro do seu Conselho Fiscal e Consultivo. Foi Presidente da ALAE (Aliança de Advocacia Empresarial) no biênio 2021 e 2022.
É membro da Comissão de Propriedade Industrial e Pirataria da OAB/RJ e da Comissão de Propriedade Industrial da OAB-SP, subseção Jabaquara/Saúde.
Atuou como Coordenador, de agosto de 1996 a dezembro de 2007, da Comissão Permanente de Estudos sobre Marcas, da ABPI e eleito Diretor de Relações Institucionais da ASPI - Associação Paulista da Propriedade Industrial, para os biênios 2013/2015 e 2017/2019.
Áreas de Atuação
Marcas, Direitos Autorais, Indicações Geográficas, Gerenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual.
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol .
Ana Paula Affonso Brito é advogada experiente em litígios em Propriedade Intelectual desde 2001. Possui vasta experiência em litígios em Propriedade Intelectual nos Tribunais Federais e Estaduais Brasileiros atuando em nome de clientes nacionais e internacionais. Ana Paula tem ampla experiência em avaliação de potenciais riscos de litígios, colaborando com departamentos corporativos para revisar e aconselhar estratégias, desenvolvendo soluções para mitigar riscos, desenvolvendo táticas de litígio, conduzindo e monitorando assuntos complexos de litígio.
Ana tem experiência substancial em litígios complexos perante Tribunais, envolvendo patentes nas áreas de farmacêutica, mecânica e telecomunicações e é membro da CEPTIT - Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica da seccional da OAB/RJ. Ana atua ainda em casos relacionados a marcas, direitos autorais, domínios, desenhos industriais e concorrência desleal, auxiliando clientes em diferentes áreas de atividade e tecnologias, como farmacêutica, Telecom, eletrodomésticos crop science, cosméticos, moda, alimentos, mecânica, óleo e gás, maquinário, software.
Participa ativamente de diversas associações nacionais e internacionais e é autora de inúmeras publicações em sua área de especialização.
Áreas de Atuação
Litígio de Patentes, Litígio de Life Sciences, Litígio de Marcas, Litígio de Direitos Autorais, Litígio de Concorrência Desleal, Litígio Tarde Dress, Litígio de Desenho Industrial.
Idiomas
Português, Inglês, Francês .
Clarissa Jaegger, advogada e sócia do escritório, atua na área de Propriedade Intelectual desde 2001. Clarissa gerencia o portfólio de marcas de grandes clientes em diversas áreas como cosméticos, farmacêutica, saúde, entretenimento, telecomunicações, tecnologia, automóveis, finanças, varejo entre outros. Ela também possui uma vasta experiência em consultoria de questões relacionadas à PI, na realização de processos de due diligence e na elaboração de contratos de PI.
Clarissa é coordenadora da comissão de marcas da ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual) e membro da Associação Argentina de Agentes da Propriedade Industrial, com o objetivo de proteger os interesses dos clientes na Argentina e melhorar as relações comerciais entre duas das economias mais importantes da América do Sul. Clarissa também é responsável pelos clientes asiáticos do escritório e participa de várias conferências na região da Ásia-Oceania há mais de 10 anos, incluindo a Associação de Advogados de Patentes da Ásia, LawAsia e China Trademark Association.
Seu elevado conhecimento em Propriedade Intelectual levou a seu reconhecimento como profissional de PI em vários guias internacionais, como o WTR1000, Leaders League, Brazil Best Counsel, o WIPR Leader e o Client Choice Award.
Áreas de Atuação
Marcas, Direitos Autorais, Gerenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual.
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Francês .
Com mais de 20 anos de experiência em Propriedade Industrial, Joana de Mattos Siqueira é advogada, sócia e uma das responsáveis pela área de Marcas do escritório. Sua prática envolve todos os trâmites de registro de marcas perante o INPI, incluindo oposições e demais petições administrativas, bem como análise estratégica para questões marcarias, possivelmente evitando litígios.
Joana é responsável pelo portfólio de marcas internacionais e participa ativamente em organizações mundiais, tais como INTA, ASIPI e ECTA. Sendo, atualmente, Delegada da ASIPI (Associação Interamericana de Propriedade Industrial), Presidente do comitê de D&I da mesma associação, membro do Leadership Comitê da INTA (Associação Internacional de Marcas), membro da INTA Foundation, membro da associação Women in Law Mentoring e membro do comitê de assuntos profissionais da ECTA (Associação de Marcas das Comunidades Europeias).
Na Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI, Joana é uma das coordenadoras do comitê de diversidade e inclusão. E, está frequentemente envolvida na organização de eventos de PI em diversas associações.
Joana sempre foi muito ativa no trabalho PRO BONO e em questões de responsabilidade social. Por mais de 8 anos, foi vice-presidente do Comitê de Responsabilidade Social da ASIPI, realizando iniciativas de trabalho social em diferentes países e durante 4 anos, foi membro do Comitê Pro Bono da INTA.
Joana lidera o Comitê de Diversidade e Inclusão de escritório, conduz um projeto de mentoria chamado “Incluir Direito”, desenvolvido pelo CESA ( Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) e é membro da WIPLA (Women´s Intellectual Property Lawyers Association), membro do WLM (Women in Law mentoring) e foi nomeada entre as mulheres mais influentes na Propriedade Intelectual pela publicação World IP Review 2020, Diversity Champion em PI pela mesma publicação em 2022 e participa de vários eventos na área como o MIP International Women´s Leadership Forum.
Joana é constantemente reconhecida pela sua área de atuação nos mais renomados rankings da área.
Áreas de Atuação
Marcas, Gerenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual.
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol, Francês .
Marianna atua na área de Propriedade Intelectual desde 2000. Tornou-se sócia do Escritório Montaury Pimenta em 2002 e é uma das líderes da área de contencioso do escritório desde 2011. Sua experiência abrange todos os aspectos da propriedade intelectual, com especial ênfase no contencioso cível envolvendo marcas, direitos autorais, desenhos industriais, nomes de domínio, concorrência desleal e Trade Dress, bem como no desenvolvimento e implementação de estratégias de proteção desses direitos.
Marianna é altamente especializada em Direito Digital, Proteção de Dados e Privacidade além de possuir sólida experiência em ações judiciais envolvendo questões relacionadas ao Direito de TI.
Marianna tem vasta experiência na representação e assessoria de clientes nessas áreas e atuou representando importantes empresas de tecnologia e mídia social em diversos tribunais federais e estaduais em todo o país.
Apesar de sua experiência em litígios, é reconhecida como uma negociadora habilidosa por evitar litígios ou negociar acordos criativos de interesse de ambas as partes.
Suas áreas de expertise incluem:
- avaliação dos riscos potenciais de litígios, com o objetivo de, sempre que possível, evita-los;
- colaborar com departamentos corporativos para revisar e aconselhar estratégias, desenvolvendo soluções para mitigar riscos, desenvolvendo táticas de litígio;
- lidar e monitorar questões judiciais, em todo o país.
Além de participar em congressos e seminários internacionais como palestrante ou moderador, Marianna é constantemente reconhecida pela sua área de atuação nos mais renomados rankings da área como: WTR1000, IP Stars (incluindo TOP 250 mulheres em PI no mundo em 2021 e 2022), Best Lawyers, Latin Lawyers e Leaders League.
Áreas de Atuação
Direito da Publicidade, Repressão à Pirataria, Direitos Autorais e Software, Direito Digital, Nome de Domínio, Direito da Moda, Litígios de PI, Litígios de Concorrência Desleal, Litígios de Trade Dress.
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol .
Mauro Peixoto Pires é administrador, com especializações em marketing, finanças e gestão de empresas, além de mestrado em gestão empresarial. Adquiriu grande experiência nas áreas administrativa e financeira em empresas nacionais de grande porte e juntou-se ao escritório em janeiro de 2004.
Áreas de Atuação
Administrativo Financeiro.
Idiomas
Português, Inglês .
Ana Luiza Castello Brigagão atua na área de Contencioso de Propriedade Intelectual desde 2022 no escritório Montaury Pimenta, Machado e Vieira de Mello Advogados, inicialmente como estagiária, tendo ingressado no quadro societário em 2024.
Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2023 e atualmente cursa Pós-Graduação em Direito da Propriedade Intelectual na mesma instituição.
Sua experiência inclui disputas extrajudiciais e litígios complexos perante os tribunais nacionais, incluindo os Tribunais Superiores, relacionados à Propriedade Intelectual, envolvendo principalmente marcas, nomes de domínio, concorrência desleal, direito digital e direitos autorais, representando clientes nacionais e internacionais.
Áreas de Atuação
Litígios de PI, Litígios de Marcas, Litígios de Concorrência Desleal, Litígios de Trade Dress, Nomes de Domínio, Direito Digital, Direito da Publicidade, Direito da Moda, Repressão à Pirataria, Direitos Autorais e Software.
Idiomas
Português, Inglês .