INPI lança Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual
Com 210 ações propostas, a estratégia visa alcançar um sistema efetivo que incentive a criatividade e a inovação no País.
No evento que marcou os 50 anos do INPI Brasil - Instituto Nacional da Propriedade Industrial , na última sexta-feira (11/12), a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) lançou a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI). O documento objetiva alcançar um Sistema Nacional de Propriedade Intelectual efetivo e amplamente conhecido, que incentive a criatividade e os investimentos em inovação, visando ao aumento da competitividade e ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
A cerimônia representou também o encerramento do Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID). Entre os atuais projetos estratégicos que se destacam na evolução institucional do INPI, pode-se mencionar o Plano de Combate ao Backlog de Patentes; a operacionalização do Protocolo de Madri para registro de marcas no exterior; o Plano PI Digital (destinado à transformação dos serviços do INPI nos ambientes eletrônicos); e o Programa INPI Negócios (cujo objetivo é fomentar a geração de novos ativos de PI por residentes no Brasil); entre outros.