O INPI divulgou nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, mais uma edição do Radar Tecnológico. Desta vez, a temática foi "Mapeamento das patentes depositadas no Brasil sobre sensores aplicados a saneamento com monitoramento inteligente".
Este Radar Tecnológico foi produzido no âmbito de uma parceria entre o INPI, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e instituições suecas, dentro de projeto voltado para cidades inteligentes e sustentáveis.
Resultados
O estudo identificou 180 pedidos de patentes que tratam de sensores com monitoramento inteligente aplicados a saneamento. Os principais países de origem são Brasil e Estados Unidos. Entre os nacionais, os estados com mais depositantes são os seguintes: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Ainda entre os depósitos de residentes, 61% foram realizados por pessoas jurídicas, sendo os solicitantes da Administração Pública, como universidades e institutos de pesquisa, responsáveis por 31% dos pedidos.
Considerando os depositantes nacionais, 87% dos inventores são do gênero masculino e 12%, feminino.