O INPI definiu as áreas de formação que serão contempladas em seu concurso. O Instituto também já elaborou o termo de referência e iniciou o processo para escolha da banca organizadora. A expectativa é que a seleção seja realizada ainda este ano.
Serão 40 vagas para pesquisador em Propriedade Industrial (examinador de patentes), 40 para tecnologista em Propriedade Industrial (examinador de marcas) e 40 para analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial. Confira os perfis:
Pesquisador
Formação em Ciências Biológicas, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Genética, Biologia Molecular, Bioquímica, Biofísica, Microbiologia, Farmácia, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Bioquímica, Engenharia Biotecnológica, Engenharia Química, Engenharia de telecomunicações, Engenharia elétrica, Engenharia eletrônica, Ciência da computação, Engenharia de computação, Engenharia de informação, Telemática, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de software, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Engenharia Clínica, Engenharia Médica, Engenharia Biomédica, Engenharia Mecânica, Bioengenharia, Neuroengenharia, Fisioterapia, Medicina, Física Médica e Engenharia Física, além de mestrado compatível com as atividades do INPI.
Tecnologista
Qualquer área de formação.
Analista
Administração, Direito, Contabilidade ou Ciências Contábeis, Economia ou Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura, Psicologia e qualquer área de Informática.