Proteção, válida por dez anos, foi dada neste mês pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A marca Uber foi reconhecida como de alto renome no Brasil. A proteção garante a exclusividade do uso da marca em qualquer segmento de produto ou serviço. É válida por dez anos.
O selo foi dado, neste mês (19/4), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia que analisa pedidos de marcas e patentes no país. Trata-se do primeiro aplicativo de transporte a obter essa proteção.
Com a decisão favorável do INPI, Uber se junta a uma lista de 148 marcas de alto renome no Brasil, como Fusca, Barbie, Bombril, Nike, Twitter e WhatsApp.
“O status de alto renome agrega valor para marca, ganha valor de mercado”, afirma a advogada Joana de Mattos Siqueira, sócia do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, que esteve à frente do processo da empresa no INPI.
Ela explica que, para obter a proteção, a empresa precisa juntar uma série de documentos que atestem que a marca é muito famosa e reconhecida positivamente pelo consumidor. O principal deles é uma pesquisa de mercado.
O Uber pediu o reconhecimento de marca de alto renome há pouco mais de dois anos. A primeira instância do INPI negou o pedido. Entendeu que, pela pesquisa de mercado apresentada, os consumidores conheciam a marca, mas não diziam, em número significativo, que se tratava de um aplicativo.
A empresa recorreu e a segunda instância da autarquia reconheceu o status. “Por se tratar de uma nova tecnologia é natural que o consumidor não saiba expressar exatamente o que é o serviço”, aponta Joana.
Normalmente, a proteção de uma marca garante o uso exclusivo dela dentro do segmento de atuação. Marcas iguais em categorias diferentes de produtos e serviços podem coexistir.
Com o alto renome, a proteção é mais abrangente. O uso exclusivo fica garantido em qualquer segmento.
De acordo com Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil, há apenas pouco mais de 7 anos no Brasil, já não há mais necessidade de explicar o que é a Uber, para que serve ou como se usa. “Já se tornou coloquial e até sinônimo de categoria”, afirma, por meio de nota ao Valor.
São mais de 22 milhões de usuários e um milhão de motoristas cadastrados no Brasil. "Estar entre as marcas de alto renome do INPI nos traz um imenso orgulho e significa para nós o reconhecimento de um trabalho constante que temos feito nos últimos anos, já que essa análise leva em conta aspectos muito importantes para o consumidor como prestígio, reputação e grau de reconhecimento”, diz.
Fonte: Valor Econômico - Download PDF