O INPI divulgou nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, uma nova edição da série de estudos intitulada Radar Tecnológico. A temática do trabalho é "Bioinsumos na agricultura: inoculantes" e foi produzido no âmbito do acordo de cooperação com a Embrapa, que prevê o desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica em áreas relevantes para a agricultura.
O trabalho apresenta um panorama do patenteamento de tecnologias relacionadas aos inoculantes, por meio de pedidos de patente depositados a partir do ano 2000 no Brasil e no mundo, sejam eles com aplicação ligada à fertilização ou ao controle de pragas e patógenos.
Foram identificados, no estudo, 954 pedidos de patentes de inoculantes no Brasil. Os países que mais produziram invenções relacionadas ao tema foram: China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Rússia, Japão, Índia, Alemanha, Indonésia, Ucrânia e Brasil.
Os pedidos de residentes no Brasil correspondem a 18% do total depositado no País. Porém, a busca por expandir a proteção patentária para outras nações alcança menos de 20% desses pedidos.
Estados Unidos, Japão e Alemanha apresentam principalmente empresas como depositantes, enquanto que, em outros países, como o Brasil, percebe-se maior atividade de depósito por parte de órgãos de governo e instituições de ensino e pesquisa.